Inscrições

Para se tornar sócio do Centro Social é necessário
  • Ter mais de 18 anos
  • Cartão de Cidadão

Princípios e Características da Economia Social

A Economia Social ou economia solidária constitui a esfera do chamado terceiro setor, sendo o primeiro setor, o setor público ( Estado, Governo) ; sendo o segundo setor, o setor de empresas privadas. Na esfera da Economia Social, estão o associativismo, o cooperativismo e o mutualismo, como formas de organização da atividade produtiva ( ONGs- organizações autônomas; visam a melhoria da qualidade social; projetos sociais; organizações não governamentais).

Ao longo dos últimos 150 anos, a Economia Social vem ganhando expressão e seus objectivos passam necessariamente pela solidariedade e pelo desenvolvimento integrado da comunidade e do Homem. Nesta sequência de ideias, a Economia Social ou Terceiro Sector pode eventualmente substituir a acção do Estado ou ser um prolongamento deste na implementação de suas políticas sociais.

Basicamente inclui dois tipos de organizações: aquelas que funcionam como empresas, embora não visem ao lucro (liminarmente relacionadas com o movimento cooperativo), e as organizações privadas mantidas por donativos, quotizações, trabalho voluntário, doações e recursos públicos, tais como associações e fundações

  • Adesão voluntária e livre;
  • Gestão democrática e participativa;
  • Ausência de finalidades lucrativas;
  • Autonomia face ao Estado e às pessoas jurídicas de direito público.

Envie-nos questões ou sugestões

Envie-nos as suas questões ou sugestões através do nosso formulário