Noticias

Construção do Lar vai avançar

Construção do Lar vai avançar!

(…) “Após análise da candidatura supra identificada, verificou-se o cumprimento das condições de acesso e de elegibilidade, bem como o seu respetivo enquadramento orçamental no PARES 3.0.

 

Por deliberação do Conselho Diretivo do ISS, I. P. de 2022-02-24 a candidatura foi aprovada, nos termos constante da notificação em anexo ao presente e-mail.” (…)

Inicio esta comunicação com a transcrição da notificação recebida no início do mês com a confirmação da aprovação da candidatura efetuada ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES 3.0), promovida pelo Instituto da Segurança Social.

Um projeto com um investimento global de 2.154.114,00 €, financiado com fundos públicos no valor de 1.424.027,00 €, que contempla a criação de uma resposta para 53 utentes em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Motivo de grande satisfação, culminando um caminho longo que tem sido percorrido com o objetivo de cumprir um desígnio que a Direção assumiu nos últimos anos, é também um fator de grande responsabilidade e preocupação reunir todas as condições que assegurem a viabilidade da sua execução.

Após dois anos em que o Mundo foi assolado por uma pandemia que gerou fortes constrangimentos no normal funcionamento das instituições, com graves implicações financeiras, estando presentemente a Humanidade a viver um período de incertezas motivadas por uma guerra na Europa com consequências e resultados imprevisíveis, é nesta conjuntura que iremos avançar na concretização deste nosso projeto de resposta a necessidades concretas da freguesia e do concelho da Nazaré.

Sempre enfocados na melhoria dos serviços prestados e na criação de novas respostas para a Comunidade, consideramos serem estas preocupações desafios que reforçam a nossa motivação, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária.

Com a prioridade centrada nas Pessoas, reforçando os valores humanitários que tão necessários são na atualidade, o Centro Social de Famalicão tem promovido um conjunto de investimentos na modernização dos seus serviços, na criação de novas respostas e manifestando a sua disponibilidade para promover parcerias que respondam às necessidades das populações.

As preocupações com a sustentabilidade financeira da instituição foram e continuam a ser um grande desafio, num período em que os constrangimentos referidos marcaram a gestão da instituição, bem como a significativa redução dos serviços prestados com a cessação do protocolo mantido durante 22 anos com o Município para o fornecimento das refeições escolares e para assegurar os prolongamentos de horários na freguesia, com um forte impacto financeiro, acrescido pelo fato de não se ter efetuado a redução de pessoal, recorrendo ao despedimento coletivo.

Uma opção de gestão que tem de ser entendida como mais um desafio, que assenta nos valores em que acreditamos e defendemos!

É neste cenário de incertezas e de dificuldades financeiras que assumimos mais este grande desafio de construir o Lar do Centro Social de Famalicão, para o qual será necessária a mobilização de toda a Comunidade.

Os momentos em que nos questionamos se “vale a pena continuar…” têm de ser correspondidos com um forte apoio coletivo, um exercício de cidadania que afirme a importância do trabalho na proteção das populações mais vulneráveis, dos mais desfavorecidos, assegurando a sua inclusão social.

“Um projeto para todos!” foi o lema da construção da Sede da instituição, inaugurada em 2014. “Um projeto com futuro!” é a nossa inspiração para a construção de mais uma resposta social.

Porque acreditamos numa sociedade mais justa e solidária, dedicamos o nosso esforço em prol de uma instituição ao Serviço da Comunidade.

 

Centro Social da Freguesia de Famalicão

 

O Presidente da Direção

(Rui Oliveira)

Tags

Fazer um coméntario